Inicio / Publicações /
Lançamento do painel para visualização de gastos públicos com compras e contratação de serviços
Tags:
No mês em que a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), Lei nº 14.133/21, celebra três anos de vigência, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança o painel do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) em Números. Trata-se de um modo intuitivo e facilitado de apresentar dados estruturados sobre os gastos com a compra de bens ou a contratação de serviços para a Administração Pública, nos âmbitos federal, estadual e municipal. O acesso ao painel é gratuito e disponível a todos os brasileiros.
“Essa é uma ferramenta poderosa de transparência”, diz Magnum Costa de Oliveira, secretário executivo do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas (CGRNCP). “Ele traz indicadores para que gestores possam ter uma visão analítica para o planejamento dos gastos do órgão que dirige e para tomar decisões quanto a políticas públicas. Além disso, os órgãos de controle – como os tribunais de contas –, pesquisadores e cidadãos podem encontrar dados quantitativos sobre milhares de contratações”, explica Oliveira, apontando ainda as vantagens aos fornecedores, que podem conhecer oportunidades para negociar com o governo.
O PNCP foi criado em agosto de 2021 com o objetivo de oferecer mais transparência sobre as contratações feitas pelos órgãos da União, dos estados e dos municípios, sejam eles do poder executivo, legislativo ou judiciário, conforme exigência da Lei nº 14.133. Se antes essas informações estavam difusas, e cada esfera e poder realizava a publicidade dos seus gastos em um meio escolhido, agora o Portal centraliza informações sobre os gastos com contratações. Nele todas as compras da Administração devem ser publicadas, independentemente do sistema pelo qual foram realizadas. Nesse contexto, os 197 sistemas utilizados pelos órgãos públicos já cadastrados no PNCP, incluindo o Compras.gov.br (usado por toda a esfera federal e distribuído gratuitamente para os estados e municípios), alimentam o Painel automaticamente.
Contudo, no PNCP o usuário é direcionado para um motor de busca, que retorna uma lista extensa e generalizada de contratações, a não ser que o usuário procure por termos de busca específicos para encontrar dados de uma contratação isolada. Diferentemente disso, o painel fornece informações de forma agregada, evidenciando relações das contratações num ecossistema de compras públicas. “Ele consegue dar visões por contextos. Quantas contratações um município fez em determinado intervalo de tempo? Quanto gastou? Que tipos de contratações vem fazendo?” são exemplos do secretário executivo do CGRNCP sobre a facilidade de visualização de dados no painel, que possui inclusive um mapa interativo.
Essa inovação garante mais transparência para a sociedade, que consegue acompanhar como estão sendo utilizados os recursos públicos, e órgãos de controle podem utilizar os dados para acompanhamento das contratações e auditoria dos processos. Para as contratações em si, a Administração Pública e os fornecedores se beneficiam com a pesquisa acerca dos preços praticados pelo mercado para determinados produtos, podendo, assim, conhecer o melhor preço para aquilo que precisam adquirir.
No painel, as informações são apresentadas de maneira clara e intuitiva, com a utilização de tabelas e figuras, de modo que não seja necessária a compreensão de linguagem especializada. Ao todo, estão disponíveis informações de 595.777 contratações já publicadas sob os termos da Lei nº 14.133/21, desde abril de 2021, quando a NLLC foi promulgada, até o final deste mês, quando completa três anos . Isso representa a prestação de contas de mais de R$ 193 milhões em compras já homologadas nesse período.
Os dados podem ser selecionados e combinados com a utilização de diversos filtros de busca, como para pesquisar somente entre as aquisições já homologadas, selecionar estados, municípios ou órgãos específicos, escolher um intervalo de datas, uma esfera – municipal, estadual ou federal – e um poder – Executivo, Judiciário ou Legislativo. Além da apresentação de dados de forma agregada no topo da página, também é apresentada, ao fim da página, uma tabela com as especificidades de cada compra individualmente, que pode ser visualizada no próprio site ou baixada livremente para uso com ferramentas de análise ou para a composição de bancos de dados.
Para acessar o painel do PNCP, clique aqui.
Brasília, 30/04/2024.
Informações: PNPC / CGCOM
Compartilhe:
Lançamento do painel para visualização de gastos públicos com compras e contratação de serviços
Fotos da Publicação:
Leia outras publicações:
Guia Prático para a Realização das Convenções Partidárias nas Eleições 2024
Inicio / Publicações / Tags: Prezados(as),O escritório Cavalcanti Lembi Azevedo & Rodrigues Advogados Associados tem o prazer de apresentar o
Nova Súmula do TSE Sobre Fraude à Cota de Gênero: Um Marco na Promoção da Igualdade de Gênero nas Eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou recentemente uma nova súmula que trata de um tema crucial para a justiça eleitoral e a promoção da igualdade de gênero: a fraude à cota de gênero. Esta súmula, anunciada em maio de 2024, visa fortalecer a aplicação das normas que garantem a participação feminina na política, combatendo práticas fraudulentas que buscam burlar a exigência legal de reserva de vagas para candidatas mulheres.
Entenda as Regras do Financiamento Coletivo para Campanhas Eleitorais em 2024
A partir do dia 15 de maio de 2024, quarta-feira, pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação de fundos para suas campanhas eleitorais através de financiamento coletivo, popularmente conhecido como “vaquinha virtual”. Esta modalidade, que ganhou força e legalidade após a reforma eleitoral de 2017, tem sido uma alternativa viável para candidaturas angariarem suporte financeiro de forma democrática e transparente.
Eleições 2024: TSE convoca partidos para regularizar contas partidárias
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, por meio da Portaria nº 346, de 8 de maio de 2024, o Programa de Regularização de Contas dos partidos com suspensão de anotação de órgão partidário decorrente da não prestação de contas. Este programa é uma resposta direta às necessidades de inúmeras agremiações políticas que, por diferentes motivos, encontram-se com suas contas em situação irregular, o que pode impedir sua plena participação nas próximas eleições municipais de 2024.
Cadastro eleitoral: municípios em estado de calamidade no RS podem solicitar extensão do prazo final
Durante a sessão plenária desta quinta-feira (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, permitir a prorrogação por 15 dias do prazo final para o fechamento do cadastro eleitoral, em caso de necessidade, nos municípios afetados pelas fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul.
Gestores e agentes públicos do Ministério das Cidades recebem orientação sobre conduta para eleições municipais de 2024
O Ministério das Cidades, por meio da Consultoria Jurídica (Conjur) da Pasta, promoveu, nesta quinta-feira (02), o workshop “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições”. A iniciativa em parceria da Controladoria Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU) teve por objetivo orientar a conduta dos agentes públicos federais durante as eleições municipais de 2024.